Politica Venâncio Mondlane decreta luto nacional de três dias e convoca buzinão

Venâncio Mondlane decreta luto nacional de três dias e convoca buzinão

O candidato presidencial Venâncio Mondlane, apoiado pelo Partido Otimista para o Desenvolvimento de Moçambique (PODEMOS), anunciou a realização de uma quarta fase de protestos em resposta aos resultados das eleições gerais de 9 de Outubro, contestados por amplos sectores da população.

Durante uma recente transmissão nas redes sociais, Mondlane declarou três dias de luto nacional em homenagem às 50 vidas perdidas durante as manifestações que se seguiram à divulgação dos resultados, que proclamaram a vitória da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) e do seu candidato presidencial, Daniel Chapo. O luto nacional, segundo o candidato, visa recordar os “mártires das revoluções das panelas”, uma referência às recentes agitações sociais que têm marcado o país.

Para amanhã, dia 20 de Novembro, Mondlane convocou um “buzinão” às 12h00 (hora local), onde apela à população para parar as viaturas em sinal de protesto. “Às 12h00, todos que temos viaturas, vamos parar elas onde estiverem, até às 12h15. É claro que isso criará engarrafamento, mas é a nossa homenagem àqueles que morreram”, afirmou.

Recomendado para si:  Desmobilizados da Renamo criam comissão de gestão interina para substituir Ossufo Momade