Politica Ossufo Momade condiciona reunião à presença de todos os candidatos

Ossufo Momade condiciona reunião à presença de todos os candidatos

A Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), o maior partido da oposição, realizou uma reunião da sua comissão política no domingo, em Maputo, onde foram discutidos pontos cruciais relativos às recentes eleições gerais de 9 de Outubro. 

O porta-voz da RENAMO, Marcial Macome, destacou a importância da presença de todos os candidatos no diálogo proposto, afirmando que “este encontro só faz sentido na presença de todos os candidatos”.

Em meio a preocupações com a segurança, Macome admitiu que alguns candidatos poderão participar remotamente. Venâncio Mondlane, candidato presidencial da RENAMO, já manifestou a sua disposição para participar no encontro com o actual presidente, Filipe Nyusi, desde que este ocorra “por via virtual”.

Um dos principais pontos que a RENAMO levará à mesa de negociações é a anulação do processo eleitoral, sustentado por alegações de irregularidades significativas. Macome enfatizou que “todos os candidatos devem reconhecer que este processo não foi livre, nem justo, muito menos transparente”.

Por sua vez, Lutero Simango, líder do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), também se posicionou a favor da anulação das eleições e da repetição da votação, utilizando argumentos semelhantes aos da RENAMO.

Recomendado para si:  Renamo desmente suposta nomeação de Ossufo Momade na EMOSE

Simango confirmou a sua disposição para participar do encontro, desde que todos os quatro candidatos estejam presentes.

Até ao momento, a posição de Daniel Chapo, apoiado pela Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), partido no poder, sobre a participação na reunião ainda não foi revelada.