A baixa adesão dos pais e encarregados de educação no processo de matrículas para os novos ingressos da primeira classe, previsto para o próximo ano lectivo, tem gerado preocupação entre as autoridades do sector da educação na Província de Gaza.
Após mais de quarenta e cinco dias desde o início deste processo, apenas 21% das 47 mil crianças projectadas foram efectivamente inscritas.
O Director Provincial de Educação, Ferrão Bambo, destacou que os distritos de Xai-Xai, Chibuto, Bilene, Chokwe e Chongone apresentam os números mais alarmantes, com taxas de inscrição significativamente abaixo do esperado. Esta situação levanta dúvidas sobre a preparação das escolas e a organização do próximo ano lectivo.
Em apelo aos encarregados de educação, Bambo sublinha a importância de procederem às matrículas dos seus educandos com urgência, de forma a permitir uma adequada planificação e organização do ano lectivo 2025. O prazo oficial para as matrículas dos novos ingressos da primeira classe iniciou a 1 de Outubro e terminará a 31 de Dezembro deste ano.