Sociedade Escolas implementam plano para recuperação de aulas

Escolas implementam plano para recuperação de aulas

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Em resposta à recente interrupção das aulas causada por uma onda de manifestações violentas que assolaram várias regiões do país, diversas escolas iniciaram um processo de reajuste na leccionação dos conteúdos programáticos. 

As cidades e províncias de Maputo, Nampula e Mecanhelas, no Niassa, são algumas das áreas onde estas medidas serão implementadas.

As manifestações, que tiveram como principal motivo a contestação aos resultados eleitorais, culminaram em bloqueios de vias que impediram o deslocamento de alunos e professores, resultando na paralisação das actividades escolares.

O novo plano de leccionação tem como objectivo compensar o tempo lectivo perdido, garantindo que os alunos, especialmente aqueles que se preparam para os exames, não sejam prejudicados em relação aos seus colegas que não foram afectados pela situação.

De acordo com uma fonte do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), cada instituição de ensino terá a responsabilidade de avaliar quais matérias ficaram por leccionar. Com base nessa avaliação, será elaborado um plano de aulas de recuperação que poderá incluir aulas adicionais para os alunos que frequentam o turno da manhã, permitindo que estes também possam ter aulas no período da tarde.

O sector da Educação já enviou matrizes orientadoras às escolas, sublinhando que o reajustamento das aulas não deve impactar o calendário lectivo vigente, nem comprometer as datas dos exames finais. As aulas que começaram a 26 de Agosto estão programadas para terminar a 15 de Novembro, com as provas finais a decorrer na próxima semana.

As datas dos exames estão definidas, com os alunos da 6.ª classe a realizar os testes nos dias 25 e 26 de Novembro. Os exames da 10.ª classe estão agendados de 2 a 5 de Dezembro, e os da 12.ª classe de 2 a 6 de Dezembro.

Este esforço do Ministério da Educação visa assegurar que todos os alunos tenham a oportunidade de completar o seu ciclo académico sem prejuízos, mesmo face a situações adversas.