Internacional Conflitos no norte do Chade resultam em mortes de soldados e mineiros...

Conflitos no norte do Chade resultam em mortes de soldados e mineiros ilegais

Pelo menos seis soldados do exército do Chade e 15 mineiros ilegais morreram durante confrontos ocorridos no domingo na província de Tibesti, no norte do país. 

As informações foram confirmadas pelas autoridades regionais, que relataram uma emboscada dirigida às Forças Armadas enquanto estas realizavam uma patrulha no âmbito de uma operação destinada a combater a mineração ilegal na região.

O governador de Tibesti, general Mahamat Tochi, detalhou que os combates surgiram no contexto de uma intensificação das acções do governo para proteger os recursos naturais da área. “Lançámos um ultimato a todos os narcotraficantes da zona: não vamos permitir que os nossos recursos sejam explorados ilegalmente”, declarou Tochi, sublinhando a grave situação de insegurança que persiste na província.

Desde a descoberta de grandes depósitos de ouro e minas na Tibesti, há pouco mais de uma década, a região tem sido palco de confrontos frequentes e mortais entre mineiros ilegais e as forças de segurança, bem como entre os próprios residentes.

A província é frequentemente caracterizada como uma zona sem lei, dominada por traficantes de droga e marcada pela escassa presença do Estado, dada a sua vasta extensão e localização no deserto.

Recomendado para si:  Ex-presidente da Coreia do Sul condenado a prisão perpétua por insurreição

Brahim Moctar, um comerciante da cidade vizinha de Wour, expressou a sua preocupação face a estes episódios de violência, que agravam uma já difícil realidade económica e social. “Já somos afectados por condições de vida difíceis e por um ambiente económico precário.

Estes mineiros não só extraem ilegalmente ouro e outros minerais, como também matam e roubam os nossos vizinhos”, lamentou Moctar, apelando a um aumento da resposta do Estado contra a criminalidade na área.

Destaques da semana