O centro da capital moçambicana enfrenta momentos de intensa agitação esta quarta-feira, com dezenas de manifestantes a apedrejarem viaturas da polícia em protesto contra o atropelamento de uma jovem por uma viatura militar.
O incidente ocorreu na Avenida Eduardo Mondlane, onde a jovem participava numa manifestação pacífica.
Desde o início da manhã, o trânsito em várias avenidas centrais de Maputo está totalmente paralisado, com os manifestantes a bloquear as ruas e a impedir a circulação de veículos. A situação agrava-se com a resposta da polícia, que recorreu ao uso de gás lacrimogéneo na tentativa de dispersar os protestos, que se intensificaram em resposta ao atropelamento.
O atropelamento ocorreu por volta das 09:30, hora local, quando uma viatura militar blindada, em alta velocidade, atingiu a jovem, cuja identidade ainda não foi revelada. Testemunhas relatam que não está claro se o condutor da viatura avistou a manifestante do outro lado da barricada. A vítima foi rapidamente transportada por outros populares para um hospital, onde se encontra em estado grave.
Os protestos desta quarta-feira são uma continuação do descontentamento popular em relação ao processo eleitoral moçambicano, marcado para 09 de Outubro, e convocado pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane.
A escalada das tensões entre manifestantes e forças de segurança levanta preocupações sobre a segurança e a estabilidade da região, num momento já delicado para o país.















