Duas professoras foram recentemente detidas pelo Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), na província de Gaza, sob a acusação de envolvimento no sequestro de uma aluna de apenas 10 anos.
As suspeitas, que leccionavam na Escola Primária de Macamuine, nos arredores da cidade de Xai-Xai, são apontadas como responsáveis pelo rapto da menor, que ocorreu durante o intervalo das aulas.
Segundo as autoridades, as professoras exigiram um resgate de 500 mil meticais à família da criança, como condição para a sua libertação. No entanto, graças à rápida intervenção do SERNIC, que agiu prontamente após a mãe da menor ter apresentado a denúncia, a criança foi resgatada em menos de 24 horas, antes de sofrer qualquer dano.
O SERNIC confirmou que as investigações estão em curso para apurar todos os detalhes do crime e garantir que os responsáveis sejam devidamente julgados.
A detenção das professoras causou choque na comunidade escolar e levantou preocupações sobre a segurança das crianças em ambientes educativos, onde se esperaria que estivessem protegidas.