Uma mulher de 36 anos foi detida na cidade de Tete, sob a acusação de tentar vender os seus dois filhos menores por um milhão de meticais.
A detenção ocorreu na semana passada, após uma denúncia que levou à intervenção do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC).
Segundo as autoridades, a suspeita negociava a venda das crianças no momento em que foi surpreendida pelos agentes. No entanto, a mulher nega as acusações, afirmando que se tratava apenas de uma brincadeira, e não de uma transacção real.
O irmão da acusada manifestou grande preocupação com a situação, afirmando que nunca observou qualquer comportamento suspeito por parte da irmã. “Ela nunca fez algo assim, nem mesmo na zona onde vivia antes. É uma mulher que está a sofrer por não ter recursos, mas nunca se envolveu em negócios deste tipo”, explicou o irmão, visivelmente chocado.
De acordo com Celina Roque, porta-voz do SERNIC em Tete, a investigação preliminar aponta para a intenção clara de vender os filhos, supostamente como uma forma de melhorar a sua situação financeira, marcada por extrema pobreza. “A mãe alegou que as suas condições de vida são muito difíceis, e viu na venda dos seus filhos uma maneira de melhorar a sua situação. Assim que recebemos a informação, foram accionadas as nossas equipas operacionais, que conseguiram detê-la em flagrante delito”, detalhou Roque.
O SERNIC continua a investigar o caso, e está actualmente à procura do comprador e de outros possíveis envolvidos no esquema.