O jornalista Jeremias Langa, presidente do MISA-Moçambique, tomou posse na segunda-feira, dia 28, como novo presidente do Conselho Governativo do MISA Regional, uma organização que promove a liberdade de expressão e de imprensa na África Austral.
A sua liderança surge cerca de sete meses após a sua nomeação, em Março, como membro e vice-presidente do mesmo conselho.
Langa sucede ao zimbabweano Golden Maunganidze, que ocupou o cargo anteriormente. O novo presidente será coadjuvado por Golden Matonga, presidente do MISA Malawi, que assume a função de vice-presidente, e pela tanzaniana Salame Kitomari, que ocupará a posição de tesoureira.
Em declarações após a sua nomeação, Jeremias Langa expressou o seu sentimento de gratidão, sublinhando que esta nova responsabilidade é um reconhecimento por parte dos parceiros regionais ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em Moçambique em prol das liberdades de expressão e de imprensa. “É uma grande honra para o nosso país, pois é a primeira vez que assumimos tão importante cargo”, afirmou Langa, enfatizando a relevância deste momento histórico para Moçambique.
A liderança de Langa no MISA Regional promete trazer novas perspectivas e iniciativas, consolidando o compromisso da organização em defender e promover os direitos fundamentais à liberdade de expressão em toda a região.