Destaque Violento assalto a agência bancária em Maputo deixa um morto e um...

Violento assalto a agência bancária em Maputo deixa um morto e um ferido

Um segurança foi mortalmente baleado e uma funcionária ficou ferida após um grupo armado de nove homens, alguns deles munidos de AK47, ter atacado uma agência do Banco Comercial e de Investimentos (BCI) no Bairro do Fomento, município da Matola, província de Maputo. 

O assalto, que resultou na morte de uma das vítimas e ferimentos em outra, ocorreu à luz do dia, na passada quinta-feira, quando seguranças de uma empresa privada se preparavam para retirar uma quantia em dinheiro da agência.

Segundo a Polícia da República de Moçambique (PRM), o grupo armado surpreendeu os seguranças que levantavam o dinheiro para ser transportado num veículo blindado, disparando repetidamente contra as instalações. Um dos seguranças foi atingido mortalmente à entrada da agência, enquanto uma funcionária foi ferida durante o tiroteio.

O chefe de Relações Públicas da PRM na província de Maputo, Rodrigues Tchambana, revelou que os assaltantes conseguiram apoderar-se de aproximadamente 17 milhões de meticais (cerca de 241 mil euros) que eram retirados da agência, controlada maioritariamente pela Caixa Geral de Depósitos.

Recomendado para si:  Nampula: Mulher de 62 anos dá à luz à primeira filha

Imagens do sistema de videovigilância do local, que abriga vários estabelecimentos comerciais, capturaram o momento do ataque, onde é possível ver o grupo a disparar várias vezes, provocando pânico e a fuga de várias pessoas, incluindo uma agente da polícia em serviço.

“Estamos a seguir as nossas linhas operativas e acredito que, em breve, o caso será esclarecido”, afirmou Rodrigues Tchambana, sublinhando o esforço das autoridades para identificar e capturar os responsáveis pelo crime.

Este incidente ocorre cerca de dois meses após outro assalto de características semelhantes, onde um grupo armado atacou uma viatura da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) no centro de Maputo, conseguindo fugir com seis milhões de meticais (cerca de 86 mil euros).