O candidato presidencial da Renamo, Ossufo Momade, reafirmou o seu compromisso com a melhoria do sistema educativo em Moçambique, tendo destacado a necessidade de aumentar os salários dos professores como uma das medidas fundamentais.
Durante uma visita às localidades de Itenta e Mahetha, no distrito de Nacarôa, província de Nampula, Momade assegurou que, caso seja eleito, promoverá uma reforma profunda na educação, acompanhada de melhorias nas infra-estruturas e no sector da saúde.
Acompanhado pela sua comitiva, o líder da Renamo partiu de Nacarôa em direcção ao distrito de Memba, numa viagem marcada pela precariedade das estradas, com vários troços em péssimas condições de transitabilidade.
No percurso, Momade fez uma paragem no posto administrativo de Itenta, onde foi recebido por uma multidão de apoiantes. Diante deste público, o candidato apelou à participação massiva nas eleições, exortando os eleitores a comparecerem nas urnas no dia 9 de Outubro.
“Na data das eleições, ninguém deve ficar em casa. Todos devemos votar em Ossufo Momade e nos candidatos da Renamo à Assembleia da República e às assembleias provinciais, para podermos trazer mudanças concretas e melhorar a vossa vida”, incentivou Momade.
Após este discurso, o candidato presidencial retomou a sua viagem em direcção a Moma. No entanto, foi novamente interrompido em Mahetha, onde uma grande quantidade de habitantes aguardava a sua chegada. Durante a sua intervenção neste povoado, Momade voltou a reiterar as suas promessas, sublinhando que a Renamo trará melhorias significativas na educação e na saúde.
“Desde Nacarôa até aqui, não encontramos uma única casa de alvenaria. Tudo o que vemos são habitações construídas com material local. Queremos mudar esta realidade, começando pela educação, construindo escolas de qualidade com condições adequadas para as nossas crianças. Vamos garantir que os professores tenham salários dignos, para não precisarem recorrer a agiotas. Além disso, construiremos hospitais que ofereçam cuidados de saúde dignos ao nosso povo”, garantiu Momade.
Devido ao estado avançado de degradação das estradas na região, Momade assegurou ainda que, se for eleito Presidente da República, uma das suas prioridades será a reabilitação das vias de acesso, de modo a facilitar a circulação e promover o desenvolvimento local.