O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) está a procurar formas de impulsionar a alfabetização em Moçambique, através de novos incentivos.
Com este objectivo em mente, está em andamento a criação de diversos materiais didáticos para facilitar o ensino e a aprendizagem de jovens e adultos que nunca tiveram a oportunidade de estudar.
Manuel Simbine, porta-voz do MINEDH, destacou que entre os materiais em desenvolvimento, encontram-se manuais específicos para os níveis de alfabetização e pós-alfabetização.
Estes recursos visam proporcionar uma melhor qualidade no processo de aprendizagem, adaptando-se às necessidades dos alunos.
Além disso, Simbine sublinhou que o ministério está a trabalhar em colaboração com os seus parceiros para aumentar o subsídio destinado aos facilitadores de ensino, propondo um incremento de mil e quinhentos para dois mil e quinhentos meticais. Este aumento visa motivar os educadores e melhorar a qualidade do ensino oferecido.
Nos últimos cinco anos, mais de um milhão de pessoas, entre jovens e adultos, foram formadas em programas de alfabetização em todo o país, um número que o ministério espera continuar a expandir com estas novas iniciativas.