Destaque Incêndios no Peru causam pelo menos 15 mortos e devastam milhares de...

Incêndios no Peru causam pelo menos 15 mortos e devastam milhares de hectares

Os incêndios florestais no Peru já provocaram a morte de pelo menos 15 pessoas e destruíram mais de três mil hectares de terras agrícolas e áreas naturais, segundo informações das autoridades locais.

O Primeiro-Ministro peruano, Gustavo Adrianzén, revelou aos jornalistas que os incêndios foram causados por actividade humana. Ele destacou que 22 das 24 regiões do país estão actualmente com focos activos de incêndio.

Adrianzén acrescentou que as condições meteorológicas adversas, como nuvens espessas, fumo denso e ventos fortes, estão a dificultar as operações das aeronaves que combatem as chamas.

De acordo com um relatório da Protecção Civil, desde Julho, os incêndios resultaram na morte de pelo menos 15 pessoas e deixaram outras 98 feridas. Das vítimas, dez faleceram nas últimas duas semanas. Mais de 1.800 pessoas foram directamente afectadas pelos incêndios e o sector pecuário sofreu a perda de 334 animais.

O Serviço Nacional de Florestas e Vida Selvagem do Peru (Serfor) apontou que as alterações climáticas têm exacerbado as condições que favorecem a propagação dos incêndios. Romina Liza, especialista em monitorização e gestão de incêndios florestais do Serfor, explicou que “ventos extremamente fortes e secas prolongadas secam a vegetação, transformando-a num combustível altamente inflamável”.

Recomendado para si:  Duas empresas manifestam interesse em recuperar solos degradados pela mineração em Manica

Os incêndios mais graves estão a afectar a região amazónica, que faz fronteira com o Equador, conforme indicado por Juan Urcariegui, chefe da Protecção Civil, em declarações a uma estação de televisão peruana.