Politica Venâncio Mondlane promete erradicar raptos em Moçambique em um ano

Venâncio Mondlane promete erradicar raptos em Moçambique em um ano

Venâncio Mondlane, candidato à Presidência da República nas eleições de 9 de Outubro, comprometeu-se a eliminar os raptos no país em um ano, caso seja eleito. 

Mondlane fez estas declarações durante um comício no mercado de Malhampsene, na autarquia da Matola, onde criticou o elevado índice de desemprego na cidade, que alberga o maior parque industrial de Moçambique.

O candidato salientou que muitos jovens na Matola estão desempregados e que isso diminui o orgulho de serem da cidade. “Muitos jovens aqui estão desempregados e nem têm orgulho de serem da Matola”, afirmou Mondlane, sendo interrompido por aplausos e sons de “vuvuzelas” durante o seu discurso.

Retomando a sua intervenção, Mondlane abordou a questão dos raptos, afirmando que é possível erradicar esse crime em um ano. Ele revelou que, recentemente, conversou com um empresário cuja esposa e filhos estão fora do país devido à insegurança, e mencionou que muitos outros se encontram em situações semelhantes. Mondlane propôs a colaboração com a Interpol e a consulta a países que já enfrentaram e combateram eficazmente esses crimes.

Recomendado para si:  Diálogo nacional inclusivo em Moçambique arranca a 6 de Outubro com auscultação pública

O candidato também voltou a comentar sobre o alegado atentado que sofreu em Zavala, província de Inhambane. Mondlane explicou que um agente da Polícia da República de Moçambique (PRM) estava armado com uma pistola de calibre 9 mm, com 15 munições.

Durante as marchas políticas, as caravanas da RENAMO e do PODEMOS cruzaram-se no bairro da Machava. No entanto, com a intervenção rápida da polícia, não houve incidentes.