Internacional Presidente Kais Saied substitui primeiro-ministro sem justificativa oficial

Presidente Kais Saied substitui primeiro-ministro sem justificativa oficial

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, demitiu inesperadamente o primeiro-ministro Ahmed Hachani e nomeou Kamel Madouri, o recém-empossado ministro dos Assuntos Sociais, como seu substituto. 

Esta decisão foi anunciada na noite de ontem, sem qualquer explicação oficial sobre a demissão de Hachani.

Hachani havia assumido o cargo em 1 de Agosto do ano passado, após a demissão da primeira-ministra Najla Bouden, que também foi afastada sem justificativa por Saied.

O presidente tunisino tem centralizado cada vez mais o poder desde que realizou um golpe de Estado em 25 de Julho de 2021, dissolvendo o parlamento e assumindo plenos poderes.

Kais Saied, que foi eleito democraticamente em Outubro de 2019, consolidou ainda mais sua autoridade ao revisar a Constituição em 2022, instaurando um regime hiper-presidencialista e limitando drasticamente os poderes do novo parlamento. Recentemente, anunciou sua candidatura a um segundo mandato nas eleições presidenciais, previstas para 6 de Outubro.

Antes de sua demissão, Hachani tinha se pronunciado sobre as reuniões realizadas na sede do governo, abordando a crítica situação dos transportes públicos no país.

Recomendado para si:  Ataques na Faixa de Gaza causam 11 mortes e agravam tensão no cessar-fogo

Kamel Madouri, que anteriormente presidiu a Caixa Nacional de Seguro de Doença, havia assumido o cargo de ministro dos Assuntos Sociais em Maio, após a demissão de Malek Zahi, que foi afastado juntamente com o ministro do Interior, Kamel Feki. Este último foi substituído por Khaled Nouri.

Destaques da semana