Cultura Placa da rua Dilon Djindji roubada em Marracuene

Placa da rua Dilon Djindji roubada em Marracuene

A placa da rua Dilon Djindji, situada no município de Marracuene, foi roubada por indivíduos desconhecidos, apenas uma semana após a sua inauguração.

Esta rua foi baptizada em homenagem a Dilon Djindji, considerado um dos maiores ícones da marrabenta, um estilo musical tradicional moçambicano.

Shafee Sidat, presidente do município de Marracuene, expressou a sua indignação nas redes sociais, lamentando a falta de civismo que este ato representa. “Assim é difícil desenvolver Marracuene! Já roubaram a placa com o nome da rua… há que educar alguns”, afirmou o edil, apelando à necessidade de uma maior conscientização da população para a importância da preservação dos símbolos culturais.

A inauguração da placa ocorreu no contexto das comemorações dos 98 anos de Dilon Djindji, celebrados no dia 14 de Agosto. Neste mesmo dia, foi também inaugurado um mural dedicado ao músico, com o objectivo de eternizar o autor de clássicos como “Podina”, “Maria Teresa” e “Marracuene”.

Além de homenagear Djindji, a iniciativa visava inspirar as gerações mais jovens a preservar e valorizar a marrabenta, especialmente por ele ser natural daquele distrito.