Politica Governo moçambicano inicia pagamento de pensões a mais de 3 mil ex-guerrilheiros...

Governo moçambicano inicia pagamento de pensões a mais de 3 mil ex-guerrilheiros da Renamo

Um total de 3.688 pensões, relacionadas com o processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) das forças residuais da Renamo, já está em fase de pagamento. 

Estes pagamentos integram um grupo de 5.221 ex-guerrilheiros, conforme a lista submetida pela Renamo ao Grupo Técnico Conjunto responsável por supervisionar o processo.

A informação foi revelada esta manhã pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, durante uma cerimónia no distrito de Gorongosa, província de Sofala, que celebrou o Dia Internacional do Fiscal de Floresta e Fauna Bravia.

Nyusi destacou que amanhã, 1 de Agosto, marca o quinto aniversário da assinatura do Acordo de Cessação das Hostilidades Militares, um marco que trouxe a paz ao centro de Moçambique, região anteriormente devastada pelo conflito armado. Ele sublinhou que, graças à estabilidade alcançada, há avanços significativos, como a construção de escolas por parte dos chamados “clubes da paz”, que têm desempenhado um papel crucial no processo de reconciliação nacional.

Recomendado para si:  Desmobilizados da Renamo criam comissão de gestão interina para substituir Ossufo Momade