Capa Encerradas investigações sobre desaparecimento de jornalista em Cabo Delgado

Encerradas investigações sobre desaparecimento de jornalista em Cabo Delgado

A Procuradoria Provincial de Cabo Delgado decidiu encerrar as investigações sobre o misterioso desaparecimento do jornalista e locutor da Rádio Comunitária de Palma, Ibraimo Maruco, devido à falta de provas conclusivas.

Esta decisão ocorre quase cinco anos após o desaparecimento de Maruco, tendo a Procuradoria Provincial emitido um despacho oficial para informar sobre a suspensão das investigações.

O despacho, com nove páginas, detalha as diligências realizadas pela Procuradoria desde 14 de Abril de 2020, uma semana após o desaparecimento de Ibraimo Maruco. O documento refere que o Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), através da Direcção Distrital de Palma, solicitou informações ao Posto do Comando Avançado (PCA) de Palma em 15 de Junho de 2020. A Procuradoria também fez pedidos de informações às operadoras de telefonia móvel Vodacom e Movitel, em busca de dados relacionados ao IMEI do cartão de telefone usado por Maruco.

Além das solicitações de informações, a Procuradoria Provincial de Cabo Delgado ouviu diversas testemunhas, incluindo familiares, colegas de trabalho e amigos de Ibraimo Maruco. No entanto, as investigações não conseguiram revelar informações significativas sobre o desaparecimento do jornalista.

Recomendado para si:  Circulação rodoviária restabelecida entre Sul e Norte, mas apenas para veículos ligeiros

A Procuradoria concluiu que não se sabe o paradeiro de Ibraimo Maruco e que não foi possível identificar os responsáveis pelo seu desaparecimento, nem determinar as motivações para o mesmo. O despacho também sublinha que, durante as investigações, não foram encontradas provas de que o jornalista tenha sido sequestrado ou raptado por militares, e que ninguém confirmou ter visto homens militares a levá-lo para lugar incerto.

O despacho destaca ainda que, conforme o artigo 307, número 1, do Código de Processo Penal, a instrução visa investigar a existência de um crime, identificar os responsáveis e recolher provas suficientes para uma decisão sobre a acusação. No entanto, a falta de provas conclusivas levou ao encerramento das investigações.

Destaques da semana