Internacional Ataques no Paquistão resultam em dezenas de mortos

Ataques no Paquistão resultam em dezenas de mortos

Nas últimas 24 horas, o Paquistão foi palco de uma série de ataques violentos que resultaram na morte de pelo menos 66 pessoas, em um dia marcado por um elevado número de incidentes perpetrados por insurgentes contra civis e forças de segurança, principalmente na província do Baluchistão, uma região conhecida pelo seu histórico de conflitos.

Os ataques começaram no final da noite de domingo, quando um grupo composto por cerca de 25 homens armados bloqueou uma estrada no distrito de Musakhel. Estes insurgentes interromperam o tráfego e procederam à verificação dos documentos de identidade dos condutores e passageiros. De acordo com relatos da polícia local, este ataque inicial resultou na morte de 22 pessoas e deixou cinco feridas. A maioria das vítimas, cerca de 20, era originária do Punjab paquistanês.

Nenhum grupo insurgente assumiu imediatamente a responsabilidade pelos ataques, embora o modus operandi seja semelhante a outros incidentes ocorridos na mesma província no ano passado.

O Exército paquistanês respondeu prontamente ao ataque, reportando a eliminação de 21 insurgentes. No entanto, o balanço das forças de segurança revelou que 10 militares e quatro membros das forças de segurança morreram durante os confrontos.

Recomendado para si:  Ataques na Faixa de Gaza causam 11 mortes e agravam tensão no cessar-fogo

Além do ataque inicial, fontes policiais confirmaram um ataque a uma instalação militar no distrito costeiro de Lasbela, assim como outro confronto em Kalat, uma área mais próxima da fronteira com o Afeganistão.

O grupo separatista Exército de Libertação do Baluchistão (BLA) reivindicou a autoria dos ataques, alegando ter assumido o “controlo total de todas as principais estradas do Baluchistão”. Segundo a reivindicação, 56 soldados foram mortos e várias dezenas ficaram feridos.

A violência também se espalhou para outras partes da província, com relatos de confrontos entre insurgentes e forças de segurança em várias cidades do Baluchistão.

Além disso, uma explosão destruiu uma ponte ferroviária no distrito de Bolan, levando à suspensão dos serviços ferroviários nas províncias de Sindh e Punjab. As autoridades da província de Khyber Pakhtunkhwa, que faz fronteira com o Afeganistão, também relataram a explosão de uma bomba num mercado local, resultando em três mortes e 18 feridos.

Os eventos ocorridos coincidem com o 18.º aniversário da morte de um proeminente líder do Baluchistão, que foi abatido pelo Exército paquistanês em 26 de Agosto de 2006.

Destaques da semana