A Comissão Nacional de Eleições (CNE) deu luz verde à participação de 35 partidos políticos nas eleições para a Assembleia da República, previstas para o próximo mês de Outubro.
Além disso, a CNE também autorizou a candidatura de 14 partidos e grupos de cidadãos eleitores para as eleições das Assembleias Provinciais. No entanto, a candidatura da Coligação Aliança Democrática (CAD) e de outros cinco partidos foi rejeitada.
A CNE justificou a rejeição da Coligação Aliança Democrática devido a várias irregularidades na submissão da candidatura, incluindo o não cumprimento dos prazos e a falta de documentação necessária.
Durante uma conferência de imprensa realizada em Maputo, a CNE informou que, após uma revisão detalhada da documentação, foram aprovados os 35 partidos para a disputa das eleições legislativas. Adicionalmente, 14 partidos terão a oportunidade de concorrer às eleições para as Assembleias Provinciais e para o cargo de Governador de Província.
O porta-voz da CNE esclareceu que qualquer partido insatisfeito com a decisão pode apresentar um recurso ao Conselho Constitucional.

















