Sociedade Novas notas do metical geram conflitos entre transportadores e passageiros

Novas notas do metical geram conflitos entre transportadores e passageiros

Alguns transportadores semi-colectivos de passageiros e vendedores informais têm recusado aceitar moedas e notas da nova série do metical, em vigor desde Domingo, 16 de Junho, alegando serem falsas. Esta situação deve-se, na maioria, à falta de informação entre os operadores sobre a entrada em circulação da nova série da moeda nacional, originando acalorados debates com os passageiros no momento de pagamento.

Sandra Xavier relatou à nossa reportagem um incidente ocorrido na Segunda-feira. Como habitualmente, apanhou um “chapa” para o seu local de trabalho. Ao chegar ao destino, tentou pagar a tarifa com uma nota de cem meticais da nova série, mas o cobrador, apoiado pelo condutor, recusou-se a aceitá-la, alegando desconhecimento da mesma. A situação embaraçou os passageiros, até que um deles se ofereceu para pagar a tarifa com uma moeda de dez meticais da série antiga. “Foi uma situação muito constrangedora. Senti-me como se tivesse feito algo ilícito”, afirmou Sandra Xavier.

José Nunes partilhou uma experiência semelhante no mercado Waresta, onde quase foi agredido por um vendedor de ovos. Ao tentar pagar com uma nota de quinhentos meticais da nova série, o vendedor recusou-se a aceitá-la, acusando-o de tentar enganá-lo com uma nota falsa. “Chamou os seus colegas para me agredirem, mas o pior não aconteceu graças a um senhor que lhes informou que se tratava de uma nova nota em circulação”, explicou José Nunes.

Recomendado para si:  Idoso de 60 anos detido em Maputo por falsificação de moeda estrangeira

Os entrevistados apelaram ao Banco de Moçambique e às autoridades para intensificarem a divulgação de informação sobre a nova série do metical, de modo a evitar que pessoas mal-intencionadas se aproveitem do desconhecimento geral para introduzir notas falsas no mercado, prejudicando assim a economia do país.