Nove pessoas morreram e 46 ficaram feridas após um incêndio que desencadeou explosões num depósito de munições militares na capital do Chade, N’Djamena, anunciou hoje o porta-voz do Governo.
O incidente ocorreu na noite de terça-feira, no distrito de Goudji, em N’Djamena. “O incêndio causou perdas humanas e danos materiais significativos,” afirmou o Presidente, Mahamat Deby Itno, numa publicação na rede social Facebook.
Abderaman Koulamallah, porta-voz do Governo, informou que os 46 feridos estão a receber tratamento devido a diversos ferimentos.
A causa do incêndio ainda não foi esclarecida, e o Presidente declarou que será realizada uma investigação para apurar os detalhes do incidente.
Os meios de comunicação locais relataram que as explosões começaram pouco antes da meia-noite e continuaram por mais de 30 minutos.
“A situação está sob controlo,” assegurou Koulamallah.
O Chade, com uma população de cerca de 18 milhões de habitantes, tem enfrentado agitação política, especialmente antes e depois de uma eleição presidencial controversa que resultou na vitória de Deby Itno. Este assumiu a liderança do país como Presidente interino após a morte do seu pai em 2021.
O país é considerado pelos Estados Unidos e pela França como um dos últimos aliados estáveis na instável região africana do Sahel, ao sul do deserto do Saara, após os golpes militares no Burkina Faso, Mali e Níger nos últimos anos.