Destaque Ex-presidente das Honduras condenado a 45 anos de prisão por tráfico de...

Ex-presidente das Honduras condenado a 45 anos de prisão por tráfico de drogas

O ex-presidente das Honduras, Juan Orlando Hernández, de 55 anos, foi condenado na quarta-feira, em Nova Iorque, a uma pena de 45 anos de prisão por envolvimento em tráfico de drogas e a uma multa de oito milhões de dólares (cerca de 7.500.000 euros).

As autoridades dos Estados Unidos acusaram Hernández de utilizar a polícia, o exército e o sistema judicial hondurenho para proteger traficantes de drogas. Segundo o jornal El País, os traficantes com os quais Hernández esteve envolvido durante décadas pagavam subornos para assegurar que mais de 400 toneladas de cocaína chegassem aos Estados Unidos.

A sentença, proferida pelo tribunal federal de Manhattan, é considerada um aviso para “indivíduos bem educados e bem vestidos que adquirem poder e pensam que o seu estatuto os protege da justiça”. Juan Hernández foi considerado culpado em Março, após um julgamento que começou em Fevereiro.

O tribunal salientou que o ex-presidente desempenhou um papel crucial no esquema de protecção aos traficantes de drogas, aproveitando-se da sua posição de poder para garantir a passagem segura das substâncias ilícitas pelo território hondurenho. Esta condenação representa uma vitória significativa na luta contra o narcotráfico, enviando uma mensagem clara de que ninguém está acima da lei.

Recomendado para si:  Foro penal confirma liberdade de 444 presos políticos no último mês

Destaques da semana