Capa Aumento de casos de tráfico de drogas em Moçambique

Aumento de casos de tráfico de drogas em Moçambique

No ano passado, registou-se um aumento significativo no número de processos relacionados com crimes de produção, consumo, venda e tráfico internacional de drogas, o que também resultou num aumento das detenções.

Segundo o Relatório Anual Sobre a Evolução do Consumo e Tráfico Ilícito de Drogas Registadas de 2023, divulgado pelo Gabinete Central de Prevenção e Combate à Droga, foram abertos 423 processos, o que representa um acréscimo de 51 casos em comparação com o ano anterior. Do total de processos instaurados, 149 foram concluídos e encaminhados ao Ministério Público, enquanto os restantes estão em fase de instrução.

Quanto às responsabilizações por produção, venda, tráfico e consumo de substâncias psicoactivas como cannabis, cocaína, heroína e metanfetamina, foram realizadas 923 detenções. Destas, 306 indivíduos encontram-se em prisão preventiva e 617 foram condenados.

Além dos cidadãos nacionais, 79 estrangeiros foram detidos por utilizarem Portugal como corredor para o tráfico de cocaína e heroína.

No exterior, pelo menos 36 moçambicanos foram detidos por envolvimento no tráfico de drogas, representando um aumento em relação aos 33 detidos em 2022. Esta situação reflete um aumento no número de nacionais que estão privados de liberdade em outros países devido a este tipo de crime.

Recomendado para si:  Tempestade tropical se aproxima de Moçambique e impacta navegação

Destaques da semana