A Renamo iniciou o seu sétimo Congresso Nacional no distrito de Alto-Molócuè, província da Zambézia. Este evento, com duração de dois dias, será crucial para a eleição do novo presidente do partido, com oito candidatos na disputa.
Os candidatos à liderança são Ossufo Momad, que concorre à sua reeleição, Elias Dlhakama, Ivone Soares, Alfredo Magumisse, Juliano Picardo, Hermínio Morais, Salvador Murema e Anselmo Victor.
O porta-voz da Renamo, José Manteigas, destacou que o congresso também abordará aspectos relacionados à preparação para as eleições de 9 de outubro. O encontro contará com a participação de mil delegados, entre congressistas e convidados, mas notavelmente ausente da lista está Venâncio Mondlane. Manteigas confirmou que Mondlane não foi eleito delegado nem foi convidado para o evento.
O Sétimo Congresso da Renamo tem como objetivo renovar os órgãos do partido e definir estratégias para a participação nas próximas eleições presidenciais, legislativas e para as assembleias provinciais.