Teerão, 19 de maio de 2024 – O Presidente iraniano Ebrahim Raisi e o Ministro dos Negócios Estrangeiros Hossein Amir Abdollahian estão desaparecidos após o helicóptero Bell 412 em que viajavam ter sido forçado a fazer uma “aterragem forçada” na fronteira com o Azerbaijão, de acordo com informações de meios de comunicação locais.
Uma busca massiva envolvendo equipas de resgate do Crescente Vermelho, pessoal militar e policial está em curso, mas está a ser dificultada devido ao forte nevoeiro na região. De acordo com os últimos relatos, equipas de homens estão atualmente a pé à procura do helicóptero.
As redes de televisão iranianas alteraram a sua terminologia de “aterragem forçada” para “acidente” mais de duas horas após o incidente. O ministro da saúde do país declarou que “todas as instalações de saúde foram enviadas para o local”.
Relatórios iniciais sugerem que ninguém sobreviveu ao acidente e que Raisi e os seus colegas morreram na tragédia, mas ainda não houve confirmação oficial.
Oficiais iranianos têm publicado orações islâmicas nas redes sociais em alguns casos, enquanto os relatos de jornais de destaque foram temporariamente removidos.
Raisi e Amir Abdollahian encontraram-se anteriormente com o Presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, na fronteira, após a inauguração de um projeto de barragem muito atrasado entre os dois países.
De acordo com relatos de meios de comunicação locais, o governador da província do Azerbaijão Oriental, Malek Rahmati, também estava a bordo do helicóptero.
Ahmad Alireza Beigi, do Crescente Vermelho, afirmou: “As equipas de resgate e do Crescente Vermelho que estão a procurar na área ainda não fizeram contacto com os indivíduos presentes no helicóptero devido à chuva e ao forte nevoeiro. As equipas de resgate ainda não chegaram ao local do acidente.”
“Três helicópteros transportavam membros do governo e oficiais provinciais. Um deles tinha o Ministro das Estradas e Desenvolvimento Urbano, Bazerpash, e outros oficiais a bordo, enquanto outro transportava o Ministro da Energia, Ali Akbar Mehrabian, e os seus acompanhantes.”
“Ambos os helicópteros que transportavam Mehrabian e Bazerpash aterraram em segurança, mas o helicóptero que transportava o Presidente sofreu um acidente.”
“As equipas de resgate dizem que, devido à chuva intensa e ao nevoeiro espesso na área, ainda não conseguiram localizar o helicóptero e chegar ao local.”
“Não ouvi nada sobre isso. Ouvi nas notícias que foi feito contacto com o Sr. Al-Hashem, o representante do Líder Supremo no Azerbaijão Oriental, mas a realidade é que todo o contacto está atualmente cortado.”
No helicóptero estavam confirmados: o Presidente iraniano Ebrahim Raisi, o Ministro dos Negócios Estrangeiros Hossein Amir Abdollahian, o Governador do Azerbaijão Oriental Malek Rahmati, e o Ayatollah Mohammad Ali Ale-Hashem, representante do Líder Supremo iraniano no Azerbaijão Oriental.