Nove crianças perderam a vida no sudeste do Afeganistão após a explosão de uma mina militar terrestre, que permanecia ativa desde os anos 1980, informou um funcionário da província de Ghazni.
De acordo com Hamidullah Nisar, chefe do Departamento de Informação e Cultura provincial, as nove crianças foram vítimas da explosão enquanto brincavam com a mina, remanescente da invasão russa (ex-União Soviética).
As autoridades policiais de Ghazni relataram em comunicado que as crianças falecidas, no distrito de Geru, eram cinco raparigas e quatro rapazes, com idades entre os 4 e os 10 anos.
Além disso, no mesmo dia, noutra tragédia, uma criança perdeu a vida na província ocidental de Herat após a explosão de uma munição, que também feriu outras cinco, conforme relatado pela polícia nas redes sociais.
Os acidentes fatais envolvendo engenhos explosivos são comuns no Afeganistão, um país que sofreu mais de 40 anos de guerras devastadoras. A presença de minas terrestres e munições não detonadas continua a representar um sério perigo para a população, especialmente para as crianças, mesmo após o retorno dos Talibãs ao poder em agosto de 2021.