Destaque AT apreende mais de 2 milhões de meticais em bebidas contrabandeadas

AT apreende mais de 2 milhões de meticais em bebidas contrabandeadas

Receba vagas no seu WhatsApp

Siga o nosso canal do WhatsApp para receber vagas no status do WhatsApp.

Clique aqui para seguir

A Autoridade Tributária de Moçambique efetuou a apreensão de cerca de 3 mil caixas de bebidas alcoólicas contrabandeadas, com um valor estimado em mais de dois milhões de meticais, provenientes da África do Sul.

A operação resultou na descoberta das mercadorias ilícitas no interior de um armazém localizado na cidade da Matola.

Essas bebidas contrabandeadas, que são alvo de apreensão, têm como destino principal pequenas barracas e mercearias na cidade e província de Maputo, constituindo um negócio clandestino que prejudica o estado em cerca de 1.5 milhões de meticais em direitos aduaneiros.

Fernando Tinga, porta-voz da Autoridade Tributária de Moçambique, explicou que a mercadoria não possui selo, violando o decreto ministerial 64/2021, que determina que todas as mercadorias destinadas a Moçambique devem estar devidamente seladas.

As caixas de bebidas apreendidas pertencem a um grupo de oito mulheres que afirmam estar ligadas a uma rede sul-africana. Embora admitam a ilegalidade da atividade, reivindicam a propriedade da mercadoria, alegando tê-la adquirido com seu próprio dinheiro, podendo comprovar com recibos.

Após a apreensão, a mercadoria será encaminhada para os armazéns da alfândega para os procedimentos legais subsequentes, que podem incluir o pagamento de multas.

Segundo a autoridade tributária, o país enfrenta uma perda anual significativa de cerca de 61 milhões de meticais devido ao contrabando de diversos produtos, destacando-se as bebidas alcoólicas.