Desconhecidos incendiaram a residência do procurador-chefe distrital de Manica, na província de Manica, durante a madrugada de quinta-feira.
O incidente ocorreu por volta das 02h00, quando a casa estava ocupada apenas pelo sobrinho do procurador, que saiu ileso. O incêndio resultou em danos parciais à residência.
De acordo com Abílio Cabral Guilima, o procurador-chefe distrital, os agressores, ainda não identificados, entraram na residência pela parte traseira. Eles utilizaram gasolina, regando a porta de acesso à cozinha e ateando fogo.
Além disso, parte do grupo estava posicionada nas janelas dos quartos e da sala, e atiraram pedras, quebrando os vidros das janelas da sala de estar, antes de fugirem do local.
Guilima, que está em Manica há sete meses, suspeita que o ataque possa ter sido uma tentativa de intimidação dirigida aos magistrados, devido a processos criminais em andamento. Ele destacou a possibilidade de os agressores estarem relacionados com indivíduos envolvidos em casos judiciais conduzidos pela sua equipa.
Por sua vez, o porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Manica, Mateus Mindu, garantiu que estão em curso medidas para identificar e deter os responsáveis pelo ataque, levando-os à justiça.