Cerca de três mil e novecentas crianças de várias escolas em Nampula deixarão de estudar sentadas no chão, graças à entrega de 1300 novas carteiras ao setor da educação.
As carteiras foram fabricadas pelo Estabelecimento Penitenciário Regional Norte utilizando madeira apreendida de operadores florestais ilegais, numa colaboração entre o governo e a empresa mineira Kenmare.
Segundo informações obtidas, a Kenmare contribuiu com 35 mil dólares norte-americanos (cerca de 2,2 milhões de meticais) para adquirir a estrutura metálica das carteiras, enquanto o Estabelecimento Penitenciário Regional Norte ficou responsável pela sua produção, contando com a mão-de-obra dos reclusos com formação em carpintaria naquela instituição prisional.
As novas cadeiras escolares foram entregues pelo secretário de Estado na província de Nampula, Jaime Neto, que expressou a esperança de que as novas carteiras proporcionem maior conforto às crianças que atualmente estudam em condições precárias.
O governante assegurou que o processo de distribuição continuará até que se alcance o objetivo do governo de reduzir o número de alunos que estudam ao ar livre ou sentados no chão. Ele também indicou que o Conselho Executivo Provincial será responsável pela distribuição às escolas mais necessitadas.