Sociedade Professores marcham em Matola para exigir pagamento de horas extras

Professores marcham em Matola para exigir pagamento de horas extras

Um grupo de professores marchou na cidade da Matola, província de Maputo, na quarta-feira (03), para exigir o pagamento de horas extras.

Os professores reclamam que o pagamento das horas extras está atrasado há 13 meses. Eles também denunciam a falta de condições de trabalho, como salas de aula precárias e falta de material didático.

A marcha foi organizada pela Associação Nacional dos Professores de Moçambique (ANAPRO).

Em novembro passado, a ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namashulua, apelou à calma dos professores, reiterando que as horas extras estavam a ser pagas de forma paulatina depois de verificadas todas as condições pelo Ministério da Economia e Finanças.

Reivindicações dos professores

Os professores que marcharam na Matola reivindicam o seguinte:

  • Pagamento das horas extras em atraso;
  • Melhorias nas condições de trabalho, incluindo salas de aula precárias e falta de material didático;
  • Aumento dos salários;
  • Melhorias nos planos curriculares;
  • Melhorias na formação dos professores.

O governo ainda não se pronunciou sobre a marcha dos professores.

Recomendado para si:  Sofala: Onda de assaltos a escolas compromete preparação de exames em Gorongosa