O Presidente da República, Filipe Nyusi, terminou, este sábado, a visita de trabalho a Madagáscar, onde participou da cerimónia de investidura de Andry Rajoelina, presidente reeleito para o segundo mandato.
Na visita de dois dias, o Chefe de Estado moçambicano estreitou relações de cooperação com o seu homólogo malgaxe.
A cooperação entre os dois países centrou-se, principalmente, na área político-diplomática. Moçambique tem estado a participar e a apoiar na pacificação de Madagáscar, que atravessa um período de instabilidade política.
Os dois países, membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), também têm relações de cooperação em outras áreas, como o comércio, a agricultura, a energia e a educação.
Na ocasião, Nyusi e Rajoelina assinaram um acordo de cooperação bilateral, que prevê o reforço da cooperação entre os dois países em diversas áreas.
O acordo prevê, entre outras coisas, o intercâmbio de experiências no domínio da gestão de fenómenos calamitosos, dado que os dois países estão localizados em regiões propensas a desastres naturais.
A visita de Nyusi a Madagáscar foi uma oportunidade para os dois países reforçarem as suas relações de cooperação e amizade.