A selecção nacional de futebol de Moçambique, os Mambas, vai realizar um estágio pré-competitivo na África do Sul, a partir de 27 de dezembro de 2022.
A opção pela terra do rand deve-se ao facto de alguns campeonatos europeus, onde milita maior parte dos jogadores da selecção nacional, estarem suspensos por conta do mau tempo que se regista naqueles quadrantes.
Esta quarta-feira, os Mambas realizaram o terceiro treino no campo da Black Bulls, no Tchumene, com os primeiros 15 minutos abertos aos jornalistas.
No sábado, segue-se o primeiro ensaio rumo à Copa de África das Nações do próximo ano na Costa do Marfim. O adversário é a Eswatine.
Durante o estágio na África do Sul, Moçambique pode defrontar o Lesoto.
A viagem a Costa do Marfim está marcada para 9 de janeiro de 2023, cinco dias antes do início da festa da bola no continente berço da humanidade.
Moçambique estreia-se frente ao Egipto, a 14 de janeiro, para depois encontrar as Estrelas Negras do Gana e os tubarões azuis de Cabo Verde.
O presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), Feizal Sidat, disse que a escolha da África do Sul para o estágio pré-competitivo foi feita tendo em conta os seguintes factores:
- A proximidade geográfica com Moçambique;
- As boas condições climatéricas;
- A disponibilidade de instalações desportivas de qualidade;
- A facilidade de acesso a jogadores moçambicanos que militam em clubes europeus.
Sidat espera que o estágio na África do Sul permita aos Mambas preparar-se da melhor forma possível para a CAN2023.
“O objectivo é que os jogadores cheguem à Costa do Marfim em boas condições físicas e psicológicas”, disse o presidente da FMF.
Os Mambas estão inseridos no Grupo D da CAN2023, juntamente com o Egipto, Gana e Cabo Verde.