Internacional Morreu a cantora Sara Tavares aos 45 anos

Morreu a cantora Sara Tavares aos 45 anos

Receba vagas no seu WhatsApp

Siga o nosso canal do WhatsApp para receber vagas no status do WhatsApp.

Clique aqui para seguir

A cantora Sara Tavares morreu no domingo, vítima de tumor cerebral, avançou a SIC Notícias e confirmou a CNN Portugal. Tinha 45 anos.

Sara Tavares, que foi diagnosticada com um tumor cerebral há mais de dez anos, estava interna na Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa.

O primeiro álbum da cantora e compositora de ascendência cabo-verdiana, “Sara Tavares & Shout!”, foi editado em 1996, dois anos depois de vencer o Festival da Canção da RTP com o tema “Chamar a Música” e que representou Portugal na Eurovisão, tendo ficado em oitavo lugar.

Desde então, editou vários álbuns que a aproximaram das raízes cabo-verdianas, com destaque para “Balancê” (2005), que lhe valeu um disco de platina e uma nomeação como Artista Revelação as prémios BBC Radio 3 World Music.

No ano de 2011, recebeu Prémio de Melhor Voz Feminina nos Cabo Verde Music Awards e no ano seguinte deu continuidade à digressão internacional “Xinti”, título do álbum editado em 2009, que lhe valeu o Prémio Carreira do África Festival na Alemanha.

Em 2018 esteve nomeada para os Grammy Latino com o quinto álbum, “Fitxadu” (2017), no qual aprofundou a relação com a música cabo-verdiana, contando com Manecas Costa, Nancy Vieira, Toty Sa’Med e Kalaf Epalanga entre os convidados.

A par da carreira em nome próprio, Sara Tavares colaborou com vários nomes da música portuguesa e lusófona, nomeadamente Ala dos Namorados, Dany Silva, Paulo Flores, Buraka Som Sistema e Carlão.