O Governo, através do Instituto Nacional de Normalização de Qualidade, quer acabar com a entrada de produtos fora dos padrões de qualidade exigidos no país.
É neste contexto que o INNOQ está a implementar o programa de avaliação da conformidade dos produtos que o país importa, ao abrigo do Regulamento de Normalização e Avaliação da Conformidade.
Deste modo, o Ministro da Indústria e Comércio diz que, para a implementação do programa, o governo seleccionou, através de concurso público, a empresa Intertek Internacional, visando avaliar a conformidade dos produtos importados no país.
Silvino Moreno explicou que esta é uma prática comum e necessária, dado que preserva a saúde pública e o meio ambiente.
Segundo o Director do Instituto Nacional de Normalização de Qualidade, Geraldo Albazine, o programa em implementação vai contribuir para a redução da importação de mercadorias e incentivar a produção interna de alimentos fortificados.
O programa de avaliação da conformidade de produtos importados pretende reduzir o índice de desnutrição crónica, bem como acabar com a importação de produtos que não respondem aos padrões de qualidade exigidos no país.