Sociedade Cinquenta e cinco distritos sem serviços de oftalmologia

Cinquenta e cinco distritos sem serviços de oftalmologia

Pelo menos 55 distritos não dispõem de serviços de oftalmologia, havendo alguns onde o atendimento é feito em espaços físicos inapropriados para realizar cirurgias oculares, situação que complica o trabalho dos profissionais de saúde no atendimento aos pacientes.

Contudo, a informação foi prestada pela médica oftalmologista do Hospital Geral José Macamo, Lígia Munguambe, realçando que o país e o mundo registam uma tendência crescente de pessoas com deficiência visual, num contexto em que Moçambique dispõe de um número reduzido de técnicos qualificados para responder à demanda.

“Temos 291 profissionais no sector público, dos quais 270 oftalmologistas nacionais e 11 estrangeiros. Precisamos de mais recursos humanos, espaços físicos, equipamentos de qualidade e medicamentos para a realização de cirurgias da catarata e de outras deficiências visuais”, frisou.

De acordo com Munguambe, o país registou, em 2021, 28.486 casos de pacientes com cataratas 7727 dos quais foram operadas. A cifra subiu, no ano passado, para 34.485 ocorrências, com 8779 doentes operados, facto que revela uma tendência do aumento da patologia no território nacional.

Recomendado para si:  Governo prevê encerramento da lixeira de Hulene até 2027