Oitenta e cinco pacientes, dos 100 previstos, foram operados às cataratas, em cirurgias de remoção que decorreram desde 26 de Agosto, numa iniciativa encabeçada pela Associação Japonesa das Mulheres para a Paz (AOSA), em parceria com a Direcção Provincial de Saúde de Manica.
De acordo com Mário Monjane, médico oftalmologista ao serviço do Hospital Provincial de Chimoio, a campanha não atingiu, no entanto, a meta traçada, devido a problemas de adesão do grupo alvo, sobretudo dos idosos.
Mesmo assim, o exercício terminou com sucesso, tendo sido atendidos pacientes de diferentes distritos da província de Manica.
Contudo, Mário Monjane lamentou o facto de os pacientes não terem aderido a 100 por cento a iniciativa, realçando que nem sempre o hospital tem tido oportunidade para responder a estas solicitações.
O médico explicou que a catarata é causada, muitas vezes, pelo processo natural de envelhecimento que ocorre, normalmente, a partir dos 45 anos de idade e o aparecimento de sintomas começa a ser notório a partir dos 60.