Sociedade Manica: Governo exige clareza nos dados estatísticos escolares

Manica: Governo exige clareza nos dados estatísticos escolares

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O Governo de Manica diz que poderão ser sancionados todos os gestores escolares que adulteraram os dados estatísticos de estabelecimentos de ensino para se beneficiar do dinheiro do fundo de apoio à educação.

A informação foi avançada em Chimoio no decurso da II reunião provincial de planificação na qual estiveram presentes gestores escolares dos 12 distritos da província de Manica, inspectores, técnicos da direcção da educação e quadros do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano.

No encontro foram debatidos diversas matérias com destaque para a prevalência de actos de falsificação de números de alunos para influenciar os fundos destinados a administração escolar.

Com o mesmo objectivo, existem casos de instituições da educação que aumentam números de funcionários dos estabelecimentos de ensino.

A governadora de Manica, Francisca Tomás, repudiou tais situações.

“Por isso que no fim do ano o sector da educação tem registado muitas desistências escolares. Algumas dessas desistências são falsas”, disse Tomás, apelado aos inspectores a lutar também contra o absentismo escolar para permitir que os alunos tenham o privilégio de ter todas as aulas planificadas durante a semana.

A governadora pediu também que os directores contribuam de forma significativa para a redução de casos de casamentos prematuros nas comunidades.

“Devemos cuidar também da higiene e saneamento do meio, do ambiente escolar para prevenir as doenças originadas da falta de higiene”, acrescentou Francisca Tomás.

Por seu turno, Albino Chaparica, director provincial da Educação e Desenvolvimento Humano, disse que o sector que dirige está a trabalhar para que casos de falsificação de dados estatísticos escolares não voltem a ocorrer.

Entretanto, Chaparica lembrou que foram instaurados dois processos disciplinares contra igual número de gestores escolares envolvidos no caso de falsificação de dados para se beneficiaram dos fundos de apoio à educação.