Sociedade SERNIC apreendeu drogas no valor de 126 milhões no ano de 2022

SERNIC apreendeu drogas no valor de 126 milhões no ano de 2022

Receba vagas no seu WhatsApp

Siga o nosso canal do WhatsApp para receber vagas no status do WhatsApp.

Clique aqui para seguir

O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) aprendeu vários tipos de drogas em todo o país no ano de 2022, no valor superior a 126 milhões de meticais.

De acordo com o inspector do SERNIC, Augusto Bambo, citado pelo Notícias Online, as drogas referidas incluem metanfetamina, heroína, e outras que são produzidas nos países do corno de África (Etiópia e Somália), onde o consumo não é punível.

“Estas drogas apreendidas ao longo do ano transacto, estão avaliadas em cerca de 126 milhões”, disse o inspector do SERNIC, há dias em Maputo, durante a apresentação do relatório anual intitulado “Evolução do Consumo e Tráfico Ilícito de Drogas”, divulgado pelo Gabinete Central de Prevenção e Combate à Droga.

Na ocasião, referiu que, em termos de quantidades, em 2022 foram apreendidas 1.542 quilos de canabis sativa (vulgo soruma), contra 3.348 quilos em 2021, o que representa uma redução de 1.806 quilos, ou seja, 46 por cento.

“Quanto à heroína, no ano 2022, houve a apreensão de 154 quilos e no ano anterior houve apreensão de 759 quilos. Portanto, registou-se uma redução de 605 quilos, o que corresponde a 79 por cento”, disse, segundo a AIM.

No que concerne à cocaína, foram aprendidas no mesmo período 36 quilos contra 42 quilos do ano anterior, uma redução de pouco mais de seis quilos, cifra que corresponde a uma redução de 14 por cento.

Bambo explicou igualmente que o fim último de todas as drogas apreendidas é a incineração, com base num despacho judicial.