Politica Até Abril próximo será encerrada a última base da Renamo

Até Abril próximo será encerrada a última base da Renamo

Até Abril próximo, será encerrada a última base da Renamo, no âmbito do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR), no País.

A última base da Renamo, localizada na província de Sofala, devia ter sido encerrada, em Dezembro do ano passado, mas os atrasos nas pensões, denunciados pelos guerrilheiros desmobilizados, atrasaram o processo.

Falando a jornalistas, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, o Enviado Especial do Secretário-geral da ONU para Moçambique, Mirko Manzoni, nos próximos dias, todos entendimentos deverão ser alcançados.

“Vou voltar para Moçambique na próxima semana e vou falar com as partes. Acho que não vamos ter problemas, pensamos, acho que podemos fechar as bases para o fim do próximo mês“, disse.

Mirko Manzoni assegurou diz que todas as condições para a pacificação do país estão criadas, mesmo perante a contestação social marcada por manifestações, nos últimos dias, em alguns pontos de Moçambique.

Para o enviado especial do Secretário-geral da ONU a Moçambique, este ambiente não deve ser associado ao processo de Paz e Reconciliação Nacional.

Recomendado para si:  CDD nega ter recebido fundos para denegrir Ministro da Agricultura

Esta semana, o Enviado especial do Secretário-geral da ONU a Moçambique, Mirko Manzoni, tomou parte em duas sessões do Conselho de Segurança, no âmbito da presidência mensal de Moçambique, no órgão.

Mirko Manzoni interveio nas sessões sobre a Experiência de Moçambique na Construção da Paz e Iniciativa Africana de Silenciar das Armas, no continente.