As consequências do descarrilamento de um trem que carregava vagões com produtos químicos perigosos estão causando uma crescente preocupação nos Estados Unidos, potencializada por postagens em tom alarmista nas redes sociais.
O acidente aconteceu há uma semana, em 6 de Fevereiro, numa pequena cidade chamada East Palestine, no estado de Ohio, quase divisa com a Pensilvânia, e a preocupação foi aumentando no rastro da divulgação de imagens dramáticas dos vagões em chamas, lançando na atmosfera uma intensa e tóxica fumaça escura.
Milhares de moradores da cidade chegaram a ser evacuados de suas casas devido ao perigo de intoxicação, mas já foram autorizados a voltar. Ainda assim, há residentes que resistem a voltar diante de notícias como o aparecimento de peixes mortos em cursos d’água da região, apesar de as autoridades norte-americanas garantirem que o perigo já passou.
O trem que descarrilou tinha 150 vagões, dos quais 10 estavam carregados com produtos químicos que vazaram. Em ao menos cinco desses vagões havia uma substância química chamada cloreto de vinila, que liberou gases extremamente tóxicos na região.
As autoridades designadas para controlar a situação optaram por incendiar a carga perigosa, gerando as imagens que estão causando pânico na internet.