Moçambique e Líbia capitalizam, hoje, às 21h00, no Estádio Nelson Mandela, as atenções da segunda jornada do Grupo A do CHAN da Argélia, já que ambas as selecções procuram a primeira vitória na competição.
Tal como os Mambas, os Cavaleiros do Mediterrâneos estão obrigados a ganhar, depois da derrota no desafio com a Argélia, por 1-0, na marcação de uma grande penalidade.
Depois da excelente exibição patenteada frente à Argélia, Moçambique não espera por um jogo facilitado, visto que a Líbia valorizou o espectáculo, mas revelou falta de pontaria dos seus atacantes.
Reconhecendo o potencial dos líbios, o treinador dos Mambas pretende alterar a táctica de jogo, abdicando do clássico 4-4-2, actuando em 4-3-3 desdobrável.
Por sua vez, o técnico líbio Corentin Martins não mexe no esquema táctico da equipa, tão pouco no “onze” tipo, que utilizou diante da Argélia.
A julgar pelos propósitos, quer de Moçambique, quer da Líbia, adivinha-se um jogo “electrizante” e de prognóstico bastante reservado, que será decidido, naturalmente, nos detalhes.
Em quatro partidas já realizadas, a Líbia tem um registo de duas vitórias, um empate e uma derrota. No primeiro jogo, disputado em Tripoli (1985), a Líbia derrotou Moçambique, por 2-1, para as eliminatórias do CAN de 1986.
Na segunda mão, Moçambique venceu a Líbia, por 4-3, nos pontapés de grandes penalidades, após empatar a eliminatória, vencendo, por 2-1. Em 2010, Moçambique e Líbia empataram (0-0), em jogo de apuramento ao CAN de 2012, sendo que no desafio de resposta a Líbia levou a melhor, ganhando (1-0).