Com quatro candidatas assumidas à conquista do título continental, designadamente Uganda, Senegal, Congo Democrático e Costa do Marfim, a terceira e última jornada do Grupo B vai definir as duas selecções apuradas à próxima fase do torneio. Os marfinenses são os que têm menos possibilidades de passar, já que ocupam a última posição da classificação, com um ponto.
Uganda, Senegal e República Democrática do Congo têm as “portas abertas” para seguir em frente na competição. Aliás, os três combinados estão separados por um ponto. O Uganda é o líder com quatro, seguido do Senegal, com três e do Congo Democrático tem dois pontos.
Os senegaleses são os campeões em título do CAN-2022, disputado nos Camarões, mas se mostram muitos furos abaixo nesta competição. Em dois jogos realizados, a selecção senegalesa venceu um e perdeu outro. Marcou um golo e consentiu outro.
O Congo Democrático faz uma travessia no deserto no que toca a golos marcados, pois em dois jogos efectuados empatou com o Uganda (0-0) e Costa do Marfim (0-0).
Se porventura ganhar o embate frente ao conjunto senegalês, a RDC vai totalizar cinco pontos e transitar para a segunda fase da competição. Na eventualidade de o Uganda perder para os marfinenses, os congoleses assumem a liderança. Os ugandeses baixam para o segundo lugar e acompanham o Congo na fase seguinte.