Politica Forças Ruandesas descobrem segundo material bélico em Cabo Delgado

Forças Ruandesas descobrem segundo material bélico em Cabo Delgado

As forças de segurança do Ruanda envolvidas em operações de contra-terrorismo na província de Cabo Delgado, descobriram, na ultima sexta-feira, mais um esconderijo de armas abandonadas pelos terroristas ligados ao Estado Islâmico.

Segundo a Carta, as armas estavam escondidas nas antigas bases dos terroristas em Miloli, na área da floresta de Limala, a sudeste do distrito de Mocímboa da Praia. As áreas em que essas armas foram descobertas eram redutos terroristas antes de serem desalojados pelas forças moçambicanas e ruandesas em Agosto de 2021.

Uma declaração do Ministério ruandês da Defesa indica que os terroristas tentaram “várias vezes retornar para recuperar as armas sem sucesso”.

O primeiro arsenal de armas e munições escondidas pelos terroristas foi descoberto a 15 de Outubro, na densa região de floresta denominada Mbau, a sudeste do distrito de Mocímboa da Praia, pelas forças de segurança do Ruanda.

As operações nas quais os esconderijos foram desactivados constituem um movimento preventivo para impedir aos terroristas a possibilidade de retornar e se rearmar para novas acções terroristas.

Recomendado para si:  Diálogo nacional inclusivo em Moçambique arranca a 6 de Outubro com auscultação pública

Os terroristas foram totalmente derrotados nos distritos de Palma e Mocímboa da Praia, os dois distritos sob responsabilidade das forças de segurança ruandesas, mas eles estão à espreita nos distritos vizinhos.