Desporto Liga das Nações: Portugal e Espanha decidem hoje liderança do grupo

Liga das Nações: Portugal e Espanha decidem hoje liderança do grupo

Portugal e Espanha protagonizam, hoje, às 21h45, no Estádio Municipal de Braga, o jogo de cartaz da 6ª jornada do Grupo A 2 da Liga das Nações, por estar em cena a liderança da competição.

O “dérbi ibérico” está rodeado de interesse por parte dos adeptos de ambos os países, por um lado, por outro lado, a julgar pela rivalidade existente entre os contendores, depois de Portugal e Espanha terem realizado o primeiro jogo oficial (1921), com triunfo dos espanhóis, por 3-1. 

De lá para cá, Portugal e Espanha ou vice-versa, passou a ser um jogo de alto risco, sendo que dos 39 desafios já disputados, com 16 vitórias de Espanha, seis de Portugal e 17 empates.

Para além do resultado, quer Fernando Santos, quer Luís Enrique vão aproveitar o jogo particular, com o objectivo de avaliarem os jogadores, bem como os potenciais candidatos para o Campeonato do Mundo, no caso os 26 seleccionados para “Operação Qatar”.

Na recepção à similar de Espanha, o seleccionador português não conta com o médio ofensivo Rafa, do Sport Lisboa e Benfica, que solicitou dispensa da selecção portuguesa, para dedicar-se única e exclusivamente à formação encarnada, tal como o central do FC Porto, Pepe, por estar a contas com uma lesão.

Recomendado para si:  Novos estatutos da Federação Moçambicana de Futebol autorizam três mandatos para o presidente

Por parte de Espanha, há a destacar duas novidades, entre os 25 convocados, Sérgio Canelas, do Betis de Sevilha, e José Campanã, do Levante.

Dani Ceballos regressa aos eleitos de Luís Enrique, enquanto Óscar Rodriquez e Arsensio ficaram de fora da lista do seleccionador espanhol. Estando entre os candidatos à conquista do Campeonato do Mundo, Portugal e Espanha realizam, hoje, um jogo “electrizante” e de desfecho imprevisível.

No sábado, Portugal bateu sem apelo nem agravo a República Chega, por 4-0, com “hat-trick” de Diogo Jota, aos 33, 53 e 82 minutos, e Bruno Fernandes, aos 45+2. Contra todas as expectativas, a Espanha perdeu em casa diante da Suíça, por 2-1, com os adeptos espanhóis indignados com o desempenho dos jogadores.

Portugal lidera a prova com10 pontos, contra oito de Espanha, seis da Suíça e quatro da República Checa.

No Mundial do Qatar, Portugal integra o Grupo H, juntamente com a Coreia do Sul, Ghana e Uruguai. Por sua vez, a Espanha faz parte do Grupo E, com as selecções da Alemanha, Japão e Costa Rica.