Chama-se Letsile Tebogo, tem 19 anos e é desde a madrugada, desta quarta-feira, o detentor da melhor marca de sempre de um Sub-20. O atleta do Botswana já era o recordista, com os 10,00 segundos que tinha feito nas eliminatórias do Mundial da categoria, a decorrer em Cali, na Colômbia, mas na final decidiu elevar a fasquia.
Não só pulverizou a sua marca, ao fazer o relógio baixar pela primeira vez dos 10 segundos (fez 9,91), como ainda teve tempo para provocar o mais directo adversário (o jamaicano Bouwahjgie Nkrumie) ainda antes de cruzar a meta. Diz quem sabe que, não o tivesse feito, e Tebogo poderia ter ficado perto da barreira dos 9,80. Mas isso fica para depois. Por agora o prodígio africano fica-se pelo 50º melhor tempo da história, mas aos 19 anos… o céu parece ser o limite.
Após a prova, o jovem assegurou que não quis faltar ao respeito a ninguém, e que o seu gesto se deveu à sua referência, o jamaicano Usain Bolt. “Se alguém entendeu como uma falta de respeito, lamento imenso. Quis que os fãs e quem estava em casa a ver se lembrassem um pouco do Usain Bolt. É o meu ídolo, a pessoa em que me inspiro”, assumiu.

















