Destaque Autoridades retêm 275 imigrantes ilegais

Autoridades retêm 275 imigrantes ilegais

As autoridades retiveram 275 imigrantes ilegais de nacionalidade malauiana na província de Gaza, no sul de Moçambique, anunciou ontem fonte da migração.

O grupo apresentava passaportes e certificados de emergência, mas não tinha vistos de entrada, disse à comunicação social Abeldo Nhanombe, porta-voz dos Serviços de Migração de Gaza.

Os imigrantes seguiam em quatro autocarros, três dos quais de transportadoras moçambicanas e outra malauiana.

Segundo o porta-voz, os imigrantes entraram em Moçambique através de duas fronteiras da província de Tete, no centro do país, e tinham como destino a África do Sul.

Abeldo Nhanombe avançou que uma parte do grupo foi repatriada no domingo e que os transportadores serão responsabilizados.

“Apelo a todos os cidadãos e transportadores de passageiros para pautarem por uma conduta de vigilância e terem atenção à presença de cidadãos estranhos nos seus autocarros”, referiu.

Moçambique é ponto de trânsito de milhares de migrantes que anualmente atravessam as fronteiras, alguns para tentar chegar à África do Sul, uma das maiores economias do continente africano.

Recomendado para si:  Presidente de Madagáscar denuncia tentativa de golpe de Estado no país