Estima-se em mais de 5 mil o número de famílias que abandonaram suas casas, nos últimos dias, por conta dos ataques terroristas no distrito de Ancuabe e Mecúfi, em Cabo Delgado.
Segundo dados tornados públicos segunda-feira, durante a reunião da Comité Operativo de Emergência, pelos Serviços de Representação do Estado, as famílias deslocadas encontram-se neste momento em casas de familiares, na cidade de Pemba, e centros de deslocados em Metuge, Chiúre e Montepuez.
Ainda em Cabo Delgado, o governador Valige Tauabo defendeu a necessidade das Forças de Defesa e Segurança (FDS) procederem à revista das viaturas que circulam pelas estradas da província, para evitar o uso das mesmas, pelos terroristas, que pretende se fazer passar por deslocados, para chegar de um ponto a outro.
Assumiu que se a situação mostrar-se necessária, as viaturas devem circular sob escolta das FDS, para garantir a segurança das pessoas e bens.
Devido aos ataques terroristas, pouco mais de 872 mil pessoas fugiram das suas casas, para além de 3 mil mortos, destruição de infra-estruturas públicas e privadas.