Cultura Adelino Timóteo lança hoje “A luz diáfana do amor” e “O voo...

Adelino Timóteo lança hoje “A luz diáfana do amor” e “O voo das fagulhas” no Camões

O poeta Adelino Timóteo irá lançar em cerimónia os livros de poesia A luz diáfana do amor O voo das fagulhas. O evento está marcado para iniciar às 17 horas de hoje, quinta-feira, no Camões – Centro Cultural Português em Maputo.

A luz diáfana do e O voo das fagulhas. Estes são os dois títulos de livros que Adelino Timóteo irá lançar esta quinta-feira, a partir das 17 horas, no Camões – Centro Cultural Português em Maputo.

Comentando esta quarta-feira sobre os dois livros, Adelino Timóteo esclareceu que A luz diáfana do amor trata-se de uma reelaboração, de uma reescrita do seu enunciado anterior. “Eu estou sempre a escrever o mesmo livro, mas com outras nuances”. Por isso, uma vez mais, o retrato da mulher e do amor continua presente na obra do poeta. Afinal. Aí está a sua base criativa.

Entretanto, embora esteja a trabalhar nos mesmos temas, Timóteo garante que A luz diáfana do amor incorpora outros elementos da cosmogonia, não explorados em outras suas publicações em livro. Por exemplo, se noutras obras literárias a pedra e a ilha estiveram bem presentes, agora, o fogo e a luz orbitam a atmosfera dos seus sujeitos poéticos.

Quanto a’O voo das fagulhas, na verdade, reúne um conjunto de poemas publicados em livro pelo autor ao longo de 20 anos de percurso literário. “Aqui trago poemas de livros diversos, quatro a cinco de cada livro. É uma espécie de antologia, na qual reúno, digamos assim, os meus poemas preferidos”.

Ainda que publique poemas há muitos anos, Adelino Timóteo confessa que tem uma relação de ternura e difícil com a poesia. “Enquanto posso escrever um romance em cada ano, com a poesia tem sido de quatro em quatro anos, porque depois de um livro poético fico vazio”.

No Camões – Centro Cultural Português em Maputo, o livro A luz diáfana do amor será apresentado por Lucílio Manjate e O voo das fagulhas por Sara Jona Laisse.

Os dois livros de Adelino Timóteo foram publicados sob a chancela da Alcance Editores.