Sociedade Cidadãos estrangeiros acusados de tráfico de drogas em Maputo

Cidadãos estrangeiros acusados de tráfico de drogas em Maputo

A informação foi avançada na semana passada, pelo porta-voz do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), na cidade de Maputo, Hilário Lole, durante a incineração de mais de 82,780 Kg de droga.

Segundo Lole, citado pela Carta, 394 pessoas foram autuadas em conexão com o tráfico de drogas. Entre eles, 13 são cidadãos estrangeiros, com destaque para brasileiros e sul-africanos. Dos números acima mencionados, foram instaurados cerca de 192 processos crimes e submetidos aos órgãos de justiça.

De acordo com Lole, das drogas incineradas, estavam 60,300 Kg de heroína, 13,50 Kg de cannabis sativa e 9,400 Kg de cocaína. Lole explicou que a droga apreendida é correspondente às operações ocorridas entre 30 de Abril de 2021 a Março de 2022. Segundo o SERNIC, as drogas foram apreendidas no Aeroporto Internacional de Maputo e as restantes ao longo das estradas que dão acesso à cidade de Maputo.

Hilario Lole disse que as autoridades estão preocupadas com o aumento de “bocas de fumo” na capital do país e o surgimento de novos actores no tráfico de drogas a nível da cidade de Maputo. Entretanto, Lole avançou que as autoridades já fizeram o mapeamento dos principais pontos e as formas de actuação dos grupos, inclusive os cabecilhas desta praga que dia-a-dia tem revelado diferentes facetas da situação.

Recomendado para si:  UE apoia reconstrução em Moçambique após cheias devastadoras

Destaques da semana